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Quinta-feira, 20 de Novembro de 2008

Dieta para Gestantes

A gestante deve se alimentar bem não passando fome, mas ao mesmo tempo não engordando muito.
O ganho ideal do peso da mãe é entre 10 e 12 quilos durante a gravidez. A gestante deve fazer 6 refeições por dia, devendo comer pouco por vez. No final do dia ela terá comido a mesma quantidade que normalmente come, mas fracionada. Com isso seu estômago trabalhará com calma, não produzindo um excesso de ácido clorídrico e também não ficará muito tempo sem alimento no seu interior, para consumir o ácido, propiciando uma boa digestão e diminuindo a chance da gestante ter azia.

ALIMENTAÇÃO:
Dieta hipocalórica (pobre em açucar): evitar ao máximo bolos, balas, refrigerantes, sorvetes, chocolates e doces em geral. Sempre que a gestante tiver vontade de comer alimento doce, procure antes avaliar as calorias do alimento. Por exemplo: se tiver vontade de comer bolo, procure comer um bolo sem recheio e sem cobertura, pois a cobertura mais o recheio juntos vão mais que dobrar as calorias do pedaço do bolo.

Dieta hipogordurosa (pobre em gorduras): a gestante deve evitar carnes gordas: carnes de porco, maminha, costelas, fraldinha, picanha e cupim; em geral, todas as carnes muito macias; carnes escuras e pele de frango; frituras em geral. As frituras e carnes gordurosas são de difícil digestão, sobrecarregando muito o funcionamento do estômago, além, é claro, de ter muitas calorias.

Dieta hiperproteica (ricas em proteinas): é a proteina que faz o feto crescer: tubérculos (mandioca, cará e batata), grãos (arroz,feijão, lentilha e ervilha), frutas e carnes; comer mais carnes magras e brancas (peito de frango, peru e carne de peixe). Não deve ficar duas refeições principais (almoço ou jantar) sem comer carne. Lembre-se sempre que a maioria destes alimentos (principalmente grãos, frutas e tubérculos) também são rico em açúcar.

Dieta hipervitamínica (rica em vitaminas): espinafre, feijão, ovos (4 à 5 por semana). Também poderá cozinhar, pelo menos, um alimento, no almoço e no jantar, em panela de ferro (aquela panela preta e pesada).

Dieta rica em cálcio - tomar em média 2 a 3 copos de leite por dia ou seus derivados. Comer mais queijos brancos (tipo Minas, ricota ou mussarela), coalhadas naturais,etc. Evitar alimentos com conservante em excesso.

 

O QUE A GESTANTE DEVE COMER POUCO: Frutas ricas em açucar como uva, abacate ,banana, caqui e figo. Massas - O ideal é comer massa apenas uma vez por dia (em apenas uma refeição), evitando sempre misturar qualquer tipo de massa com molhos de carne (o ideal é não comer carne na refeição que comer massa). Evitar ao máximo, ou mesmo não comer condimentos (catchup, mostarda, picles, pimenta) e também café puro, para evitar ter gastrite, pois o estômago da gestante é muito mais sensível para adquirir uma gastrite. Evitar bebidas com gás (refrigerantes ou mesmo água) em excesso. Tomar pouca bebida alcoólica, dando preferência as fermentadas (tipo vinho e cerveja), evitando as destiladas (tipo pinga ou whisky).

CAFÉ- o ideal é evitar tomar café puro, mas pode tomá-lo com leite à vontade.

OBS .-Tomar em média 6 copos de água por dia. Se a gestante tiver intestino obstipado (intestino "preso"), procurar fazer uma dieta com bastante resíduos: verduras cruas ou cozidas, mel, ameixas pretas em água, aveia, laranjas (chupar e comer o bagaço), coalhada (evitar comprar com conservantes, procurar fazer em casa) e mamão (comer junto com algumas sementes).

Dr. Narciso Alberto Ferreira- Médico Obstetra

 

sinto-me: Tentando me animar...
publicado por À espera do(a) nosso(a) Pequenino(a) às 01:42

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1 comentário:
De À espera do(a) nosso(a) Pequenino(a) a 20 de Novembro de 2008 às 17:04
muito bom mamãe... agora é só seguir a dieta direitinho né? aiai... papai tá de olho!!!

amo muuuuito vcs!

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